Saiba quem me visita e me segue:

domingo, 12 de dezembro de 2010

Dia Especial...

Boa noite queridos...
Hoje é um dia muito especial para mim e meu marido... hoje comemoramos nosso aniversário... a exatos 6 anos nos conhecemos e nos apaixonamos... de lá para cá vivemos tudo muito intensamente... gostaria de compartilhar um pouco de nossa história, veja aqui.
Ao acordar contei para a Isabella que hoje estavamos de aniversário... ela ficou toda feliz, nos deu parabéns... e desceu as escadas... eu a chamei pedindo o que tinha ido fazer la embaixo, ela disse, já vou mamãe.. quando voltou trazia em suas maozinhas este bolinho da foto abaixo (eu dei pra ela 2 desses ontem) e deu para mim e meu marido dizendo que era pra gente dividir pra comemorar nosso aniversário... aiiiiii... gente... quase mordi ela... muito fofa....
 E para nosso almocinho especial, fiz um Rizoto de arroz Negro, simples e maravilhoso, na proxima postagem coloco a receitinha...
Veja um pouquinho sobre o arroz negro... eu adoooooorooo... pena ser tão caro...


Esta novidade exótica da gastronomia é uma variedade de grão de textura macia, cor escura, com alto valor nutricional e sensível redução de calorias. Os números de sua composição estão aí, para comprovar as propriedades saudáveis e magras: comparado ao arroz integral, seu parente mais próximo, a versão moreninha tem 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra, elevado teor de ferro, menos gordura e menor valor calórico, segundo pesquisa do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.
Com tantas qualidades, não é difícil imaginar porque esse tipo de arroz está fazendo sucesso no prato de quem pretende manter a forma. A boa quantidade de fibras presente no alimento é um ponto a favor nesse processo, e um bom motivo para incluí-lo nas refeições: em cada 100 g do produto encontram-se 4 g de fibras, nutrientes que ajudam no adequado funcionamento do intestino, auxiliam na redução do colesterol sanguíneo e no controle da glicemia, evitando grandes descargas de insulina. “As fibras também promovem saciedade, o que ajuda no controle alimentar”, ensina Marina Borelli Barbosa, nutricionista e docente da Faculdade de Nutrição da PUC (Pontifícia Universidade Católica), em Campinas (SP).
E os benefícios para turbinar a dieta não param por aí: o arroz preto é rico em vitaminas do complexo B, importantíssimas para o funcionamento do organismo, pois estão envolvidas no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.
Um cereal poderoso
Além de aliado da dieta, este grão ainda dá uma forcinha para evitar a destruição de células, causada pelo estresse a que somos submetidos. As primeiras análises do produto também apontaram o grande conteúdo de compostos fenólicos, substâncias pra lá de favoráveis à saúde humana. Elas combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, devido ao seu poder antioxidante.
“A quantidade é significativa: o arroz preto apresenta um conteúdo de polifenóis oito mil vezes maior que a versão comum, o que ajuda na prevenção de doenças crônicas e degenerativas, problemas cardiovasculares, câncer etc.”, destaca a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP).
Com tantos benefícios, não custa nada experimentar este alimento que mantém a película (retirada, no tipo branquinho), pois é nela que se encontram importantes vitaminas e minerais reguladores de funções vitais do corpo. “Vale ressaltar que, ainda assim, a porção deve ser regrada, pois, como todo cereal, o grão é calórico e deve ser consumido de acordo com as necessidades individuais”, ensina Roseli Rossi.
Troca inteligente
O gosto, o sabor e a cor acastanhada do arroz preto podem ser novidade por aqui – entretanto, sua história é milenar. Na China, o produto considerado afrodisíaco é cultivado há mais de quatro mil anos. Era chamado de “arroz proibido”, por ser consumido só pelo imperador, cabendo aos súditos somente a produção dos grãos. “Além de todos os benefícios, é um alimento exótico, muito apreciado por chefs da gastronomia nacional e internacional”, diz Rosinha Ruzene, diretora da empresa que leva seu nome e é pioneira na produção brasileira do alimento.
E nem pense que para adquirir o produto é necessário uma peregrinação às lojas de produtos naturais. Seu uso está se tornando tão popular que as grandes redes de supermercados já oferecem o item. Assim, ele pode ser incluído no cardápio de toda a família. No entanto, os pais devem ficar atentos para não excederem a quantidade de fibras oferecida às crianças. “Uma porção considerada adequada seria a de quatro colheres (sopa) de arroz preto, por refeição, para mulheres, e até seis colheres (sopa) para homens adultos”, orienta a especialista Marina Borelli.

O arroz negro além de ser um poderoso anti- radicais livres, promove maior saciedade.
Compare o arroz negro com o arroz integral e faça sua escolha!
Compare o arroz negro com o arroz integral e faça sua escolha!
Testes realizados nos laboratórios do Food and Drug Administration (órgão americano que fiscaliza drogas e alimentos) constataram que o grão negro contém dez vezes mais compostos fenólicos que o arroz branco, ou seja, é um poderoso anti-radicais livres (antioxidante). Também traz em si um teor de ferro elevado e até ômega-3.
O arroz negro caminha para ser considerado um alimento funcional.
Em cada 100 g do produto encontram-se 4 g de fibras, nutrientes que ajudam no adequado funcionamento do intestino, auxiliam na redução do colesterol sanguíneo e no controle da glicemia, evitando grandes descargas de insulina, além de promover maior saciedade, o que ajuda no controle alimentar.
1.Vitamina B1
Essencial para a transformação de açúcar em energia, ela também é importante para o bom funcionamento dos sistemas cardiovascular e nervoso. E aqui o arroz negro sai na frente.
- Arroz preto ……………….0,34 mg
- Arroz integral ……………0,26 mg
2. Calorias
Quem quer emagrecer deve apostar no arroz negro, um pouco menos calórico do que o integral.
- Arroz preto …………..346 cal
- Arroz integral ……….360 cal
3. Proteína
Embora nenhum tipo de arroz forneça grande quantidade do nutriente, o negro se destaca e é a melhor opção para quem adota uma dieta vegetariana.
- Arroz preto …………………9,8 g
- Arroz integral ……………..7,3 g
4. Fibras
Imprescindíveis, elas dão saciedade, facilitam o trânsito intestinal e, de quebra, evitam picos de insulina, além de ajudar a combater o colesterol. De novo, é o arroz negro que ganha essa disputa, com quase o dobro de fibras.
- Arroz preto ……………………….. 8,4 g
- Arroz integral ……………………. 4,8 g
5. Magnésio
É ele o responsável por ajudar o cálcio a se fixar nos ossos. Isso sem falar que contribui para o sistema imunológico e dá uma força para o coração. O negro ganha disparado.
- Arroz preto …………………….190 mg
- Arroz integral …………………110 mg

6. Gordura

Ela é indispensável para a produção de hormônios. E, nesse quesito, ambas as variedades estão praticamente empatadas. No entanto, o negro apresenta uma quantidade discretamente maior.
- Arroz preto ………………………….. 2 g
- Arroz integral ……………………. 1,9 g
7.Carboidratos
Quando o assunto é energia, o campeão é o arroz integral, um pouco mais rico no nutriente que ajuda a dar pique para enfrentar o dia-a-dia.
- Arroz integral …………………. 77,5 g
- Arroz negro………………………..72g

Veja mais aqui

4 comentários:

  1. Oi Sô, parabens pelo aniversario do casal! Felicidades eternas a vcs...
    Parece que combinamos a nossa receita, rsrs, tbm fiz alguma coisa parecida. Fiz arroz selvagem com strogonoff de frango.
    E sua filha, que graça, imagino que ela seja mto amorosa.
    Bjinhos, e otima semana.

    ResponderExcluir
  2. Ola... Tem um selinho pra vc no meu blog!!
    Beijos te amo!

    ResponderExcluir
  3. Oiii...
    Bom, como disse no blog,não poderei visitar meus amigos nesses dias pois vou curtir um pouco a minha família que mora longe.
    Assim quero passar em alguns cantinhos pra deixar um FELIZ NATAL e um Ano Novo lindo, cheio de realizações e tudo de melhor que o coração de cada um de vocês possa desejar...
    Desejo um novo ano abençoado a você e sua família...
    E parabéns pelo aniversario de tanto amor...
    bjos
    Jana
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Tem um SELINHO pra vc la no meu Blog...

    ResponderExcluir

Oiii...
Adorei tua visita....
E quero saber tua opinião....
Volte sempre...!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...